whatsapp

Vitamina D e Longevidade

Segunda, 25 de janeiro de 2021

      Clique para ampliar

       Para uma longevidade saudável, buscamos uma baixa frequência de mutações dentro do genoma de nossas células, como mudanças nas sequências do ácido nucleico e mudanças nos cromossomas (DNA). A isto, chamamos de estabilidade genômica ou longevidade. A vitamina D já mostrou proteger as proteínas e membranas celulares contra o estresse oxidativo, e recentemente um estudo a associou à biologia dos glóbulos brancos – parte do sistema imune do organismo – e à estabilidade genômica.

Afinal, o envelhecimento é um processo biológico complexo caracterizado por um declínio progressivo das funções dos órgãos que pode levar a um maior risco de doenças. Décadas de pesquisa intensiva identificaram uma série de caminhos moleculares e bioquímicos que contribuem para o envelhecimento, como o possível encurtamento dos telômeros.

Chamamos de telômeros a estrutura de proteínas e DNA que envolve as extremidades dos cromossomos para manter sua estabilidade e impedir o desgaste do material genético, por exemplo. A sua disfunção e consequente instabilidade genômica parecem ser de importância crítica para o envelhecimento a nível celular. Doenças relacionadas com a idade e envelhecimentos prematuros são frequentemente associadas ao encurtamento de telômeros.

Estudos recentes sugerem que micronutrientes como a vitamina D, o folato (B9) e a vitamina B12 estão envolvidos na biologia dessa proteção dos cromossomos e na longevidade celular.

Em particular, a vitamina D é importante para uma variedade de processos celulares vitais, incluindo a diferenciação, proliferação e apoptose celular. Como resultado das múltiplas funções dessa vitamina, especula-se que ela desempenha um papel na biologia dos telômeros leucocitários (glóbulos brancos integrantes do sistema imune) e na estabilidade genômica, pois a sua deficiência tem sido associada à mortalidade por todas as causas e câncer.

O mais indicado para manter os ótimos os níveis desta vitamina no sangue é a exposição regular ao sol, antes das 09h e após as 16h00, contudo, dependendo da região que você mora, seu tipo de pele, idade e genética isso pode não ser suficiente. Busque um profissional para realizar alguns exames sanguíneos e analisar qual seria a sua necessidade individualizada. Muitas vezes os suplementos são bem-vindos.



Conteúdo relacionado





Atendimento
Fone: (47) 3633-1283
Celular / Whatsapp: (47) 3633-1283
E-mail: contatoailece.com.br

  

Horários de atendimento
07h30 12h30 - 14h30 às 20:30h

© Copyright 2024 - Aile Centro Especializado | São Bento do Sul - SC | CEP: 89280-336
by SAMUCA