Spine corrector
No pilates clássico existem três tipos de barril sendo eles o Ladder Barrel, small barrel e o spine corrector.
O ladder barrel é o primeiro da série.
Joseph Pilates criou o Barrel a partir de um Barril de cerveja/vinho e uma escada. Esse nome ao pé da letra literalmente significa ”Barril Escada”. Como o nome já explica, esse equipamento consiste em alguns degraus como o de uma escada, e uma superfície arredondada como um barril.
Os principais exercícios realizados nesse aparelho promovem a extensão e flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora do quadril e flexora do joelho.
O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples com a intenção de reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou para alunos em nível avançado e atletas cujos movimentos exigem maior grau de dificuldade.
Um dos exercícios mais conhecidos nesse aparelho é os de alongamento da série “Ballet Stretches”, mas também é excelente para a conexão do Power House
Nele é possível exercitar o corpo de diferentes maneiras, sentado e deitado em diferentes posições, em pé e algumas posições invertidas os famosos exercícios avançados.
Spine Corrector
Um equipamento ideal para alinhar e mobilizar a coluna, o corretor de coluna também pode ajudar a melhorar a postura. Sua plataforma inclinada com enchimento de espuma densa e punhos de madeira lisos fornecem conforto superior enquanto acomoda as diversas necessidades dos clientes.
Sua estrutura de madeira acolchoada que possui uma curva onde a coluna se adapta perfeitamente nos exercícios de extensão, juntamente com uma espécie de degrau com um ângulo, facilita o processo de aprendizagem do exercício mais conhecido no mundo do pilates “o Teaser”.
Neste aparelho é possível a realização de diversos movimentos. O Spine Corrector é uma ferramenta essencial do Pilates que pode ser usada para realizar exercícios que alongam e fortalecem o tronco, ombros, costas e pernas enquanto corrige ou restaura a curvatura natural da coluna. Normalmente utilizado na final da aula, mas isso não é uma regra.
Small Barrel ou Meia Lua
O terceiro e último da série trabalha o alongamento da parte superior do corpo e a força do centro, o powerhouse. É uma peça versátil que permite a execução de vários exercícios, com objetivo de construção de exercício ou adaptação, temos como exemplo os exercícios do solo tais como roll up e roll down.
O equipamento e seus vários tipos
Foram criados, pois Joseph estava preocupado com um trabalho completo de mobilidade da coluna e força do powerhouse. Assim, o Ladder Barrel permite que sejam feitos exercícios em pé, deitado ou sentado e se classifica como o mais completo dos três modelos. Além disso, o aparelho permite se trabalhar em decúbito dorsal, ventral, em cima e também lateral.
O Small Barrel e o Spine corrector tem a característica de serem menores podendo ser utilizados para construir os exercícios mais avançados e também adapta-los conforme a condição de cada aluno. Além disso, traz a possibilidade de serem transportados.
Este equipamento é o único do grupo que não trabalha com molas tendo em vista que o objetivo é o alongamento e a amplitude articular, por isso conta com o barril arredondado, pois essa forma ajuda a isolar os músculos posturais profundos. Assim, ele desafia o corpo a se manter forte e flexível durante todos os exercícios da aula.