whatsapp

Cólicas menstruais como aliviar sem dor

Terça, 18 de agosto de 2020

Clique para ampliar

Inúmeras mulheres hoje sofrem com essa benditas que insistem em aparecer. Mas você sabia que não há necessidade para isso? 

Vamos enteder um pouco mais sobre como ela surge e como trata-lá. 

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento de cólicas menstruais. 

Primeiramente devemos entender que desmenorréia é a dor e/ou mal estar nos dias que antecedem o período menstrual ou durante o período. A dor tem uma característica surda e difusa ou do tipo cólica, há uma variação na localização da dor, em algumas mulheres a dor é abdominal, outras na coluna lombar, nas pernas sendo acompanhados de outros sintomas como dor na cabeça, diarreia, náuseas, tonturas, irritabilidade, as vezes a dor do ciclo menstrual vem associando todos esses sintomas descritos. 

Muitas mulheres procuram auxílio clínico e após vários exames constata-se que os ovários e útero estão dentro dos limites na normalidade não apresentando nenhuma patologia, porém apresentando dor e  sendo tratado via analgésicos, mesmo sabendo que ação de medicamentos serve apenas para minimizar a dor e mascarar o problema.

Apesar de ser comum não podemos acreditar que a dor no período menstrual é normal, podemos afirmar que com base em estudos mecânicos e fisiológicos do corpo que  DOR não é normal. 

Claro que devemos levar em consideração algumas patologias como endometriose, ovários policísticos, fibromas, que mudam a fisiologia normal dos órgãos e pode acabar causando essa dismenorréia. Mas em condições normais se há dor e não há patologia é porque existe alteração na mobilidade uteria, trompas, ovários, ou alterações em tecidos musculares, fasciais e nervosos envolvidos. 

Em uma visão osteopática a cólica menstrual é resultado de um desequílibrio mecânico, vascular, endócrino ou neurológico, alterando o funcionamento dos ovários e útero, influenciando na circulação sanguínea, desregulando a  condução de impulsos elétricos e também alterando o funcionamento endócrino desregulando o eixo hipotálamo, hipófise e ovário. 

-Em uma visão mecânica é fundamental que o alinhamento da cintura pélvica gere um equilíbrio na musculatura pélvica .

-Ajuste em coluna lombar, sacro, cóccix , favorece melhorar na vascularização, e melhora na relação nervosa para órgão.  

-Equilíbrio muscular facilita a mobilidade do útero e ovário para melhorem o grau de contração. 

-Cicatriz também pode diminuir essa mobilidade uterina, causando dores.

 -Ptose intestinal pode comprimir útero e ovário, não deixando o mesmo trabalhar durante o período. 

-Alterações cranianas que podem alterar a função da hipófise e gerar um desequilíbrio hormonal.

A osteopatia pode atuar na regulamentação do SNA (Sistema nervoso autônomo), subdividido em simpático localizado de  (T1 até L2), e o parassimpático localizado no (crânio e sacro), tratando os desequilíbrios, para melhorar o funcionamento do órgão.



Conteúdo relacionado





Atendimento
Fone: (47) 3633-1283
Celular / Whatsapp: (47) 3633-1283
E-mail: contatoailece.com.br

  

Horários de atendimento
07h30 12h30 - 14h30 às 20:30h

© Copyright 2024 - Aile Centro Especializado | São Bento do Sul - SC | CEP: 89280-336
by SAMUCA